ROCHAS ÍGNEAS

 

Definição

Classificadas como rochas endógenas, formadas no interior da terra ou na superficie (a partir de um magma gerado dentro da crosta terrestre), em condições de alta temperatura. Rochas cristalinas exceto algumas exceções.

 

Origem

As rochas ígneas, também chamadas rochas magmáticas, se formam quando um magma resfria e se solidifica. Durante esse processo, minerais geralmente cristalizam enquanto os gases podem escapar ou ficar presos nas rochas formadas.

 

São rochas primárias, formadoras da crosta terrestre, ponto de partida do ciclo das rochas. Algumas rochas são formadas diretamente a partir do magma vindo da base do manto terreste, próximo do núcleo (vulcanismo em Havaí)

Tipos  de rochas

Duas situações bem distintas ocorrem:

  • O magma acumula-se em profundidade e a solificação ocorrer dentro da crosta terreste: isso gera rochas ígneas plutônicas (ou intrusivas);

  • O magma encontra um caminho até a superficie onde ele esfria rapidamente: há formação de rochas ígneas vulcânicas (ou extrusivas) em derrames e/ou vulcões

11.2.png

Clique na foto !

As rochas mais comuns são granito e basalto. O granito e as rochas

semelhantes (granitóides) representam 95% das rochas plutônicas,

enquanto 90% das rochas vulcânicas são rochas basálticas.

 

Ocorrências: exemplos na Bahia

  • Morros isolados nas planíceis da região semiárido, chamados de inselberges, são formados por rochas plutônicas mais ressitentes à erosão do que as rochas ao redor. Esses morros são plutões (pequenas câmaras magmáticas resfriadas) formados num processo de convergência de placas tectônicas, há cerca de 2 bilhões de anos, quando a placa oceânica no suboeste mergulhou abaixo do placa continental no nordeste.

  • Kimberlite de Nordestina, rocha mãe dos diamantes

  • Greenstone belt, como por exemplo o GB do rio Itapicuru: antigos depósitos vulco-sedimentares, a presença de ouro é muito comum nessas formações; também há presença de cromo e níquel. Na região de Campo Formoso, são explorados pela esmeralda.

 

Ocorrências: outros

+ Pão de açucar

+ Orgues basálticos

+ Minas de diamantes